MOVIMENTO BANDEIRANTE


Método Bandeirante


O Nosso Movimento tem um método de educação próprio baseado na vida em pequenos grupos (divididos por faixas etárias), na convivência entre jovens e adultos, na adesão a um compromisso pessoal e respeito a valores éticos, na convivência com a natureza, na busca constante de sua progressão, na simbologia característica do Movimento, no serviço comunitário e na educação pela ação.

O Método Bandeirante expressa, em seus elementos, o pensamento do fundador do Bandeirantismo, Lord Baden-Powell, e os princípios que o norteiam constituem a unidade de Ação do Bandeirantismo em todo mundo. Saibam quais são os elementos do método:

VIVÊNCIA DA PROMESSA E DO CÓDIGO

O ato de comprometer-se livremente diante de um Grupo torna a criança e o jovem responsáveis pela palavra dada, fazendo-os buscar permanentemente o aperfeiçoamento dessa promessa. A Promessa e o Código são um incentivo às crianças e aos jovens para viverem em harmonia com os valores morais, sociais, culturais e espirituais. Eles expressam de maneira compreensível os princípios Bandeirantes. Estes valores determinam a conduta moral e a busca de uma dimensão espiritual, além do mundo material.

VIDA EM EQUIPE

A vida em equipe é o elemento central do Método Bandeirante. Na equipe, a criança e o jovem ampliam as relações interpessoais, o exercício do pensamento democrático e do comportamento solidário e cooperativo. Sua grande força é favorecer o desenvolvimento da responsabilidade, da participação, da liderança e do auto controle, colaborando na formação do caráter e no conhecimento dos direitos e deveres.

APRENDER FAZENDO

Outro elemento do Método é o da Educação Ativa em que a aprendizagem se faz através da observação, experimentação e da atividade individual, permitindo à criança e ao jovem, por si mesmos, adquirirem habilidades e experiências, assim como, o desenvolvimento da sua auto-estima e criatividade. É a Educação pela ação.

SERVIÇO COMUNITÁRIO

O serviço na comunidade e a participação são uma expressão real dos princípios do Movimento e também um meio de formação. Aprender servindo é uma forma de conhecimento de si mesmo e do outro, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e assimilação de valores, tais como: a justiça, a solidariedade e o respeito aos direitos dos outros.

CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA

A convivência com a natureza possibilita a descoberta de si mesmo, como parte integrante do mundo físico e responsável pelo seu equilíbrio. O contato com o mundo natural leva a criança e o jovem à percepção de uma outra dimensão além da tecnologia e do conforto material.

AUTO PROGRESSÃO

O Método Bandeirante se expressa em um programa de atividades em Grupos e habilidades individuais progressivas. Tem como finalidade, satisfazer um desenvolvimento gradual e harmônico da criança e dos jovens, numa progressão de atitudes frente aos valores do movimento.

CONVIVÊNCIA ENTRE JOVENS E ADULTOS

Dentro do Movimento, o adulto se integra ao Grupo como elemento de apoio e animação, e coopera para garantir o espaço e favorecer a progressão permanente da criança e do jovem, mantendo-se consciente quanto ao seu papel de testemunha dos valores do Movimento. A autoridade adulta existe como um serviço para liberdade dos jovens.

SIMBOLOGIA

Os símbolos Bandeirantes são uma característica da unidade do Movimento, fazendo sua diferença em relação aos outros movimentos de juventude. Constituem um marco para cada etapa de progressão alcançada individualmente e em Equipe.

O Código Bandeirante

É um conjunto de 10 leis, originadas dos ideais de Baden Powell.Desde 1996 a Federação das Bandeirantes do Brasil adota o seguinte Código:

VIVENCIAR O CÓDIGO BANDEIRANTE NA CONSTRUÇÃO DA PAZ E SOLIDARIEDADE

Ser Bandeirante...

É merecer confiança
O Bandeirante deve cumprir as tarefas de acordo com o combinado,
É ser leal e respeitar a verdade
Cuidar e evitar discussões que possam gerar mal entendidos ou mágoas, acusações e mentiras,
É servir ao próximo em todas as ocasiões
Ensinar os que estão com dificuldades,`
É valorizar a estima e a amizade
Evitar concentrar as conversas com apenas uma ou duas pessoas, evitando o desrespeito e a desatenção,
É ser amável e cortês
De jeito nenhum usar este espaço para fofocas, xingamentos, insultos e intrigas,
É ver Deus na criação e preservar a natureza                 
Compartilhe mensagens de Paz e preservação da natureza, para a construção de um mundo melhor,
É saber obedecer
O Bandeirante deve obedecer às orientações dadas para o bom funcionamento do encontro,
É enfrentar alegremente todas as dificuldades
Não desanimar caso haja algum problema técnico ou de outra ordem durante o encontro,
É usar os recursos com sabedoria
Usar este espaço para manter diálogos saudáveis e construtivos,
É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos
Utilizar todas as band netquetas, participar de forma ética das conversas, não esquecendo de seguir todas as orientações de participação.

Mas já existiram também outros códigos, e até já se diferenciou as Leis do Código, como neste antigo Código Bandeirante:
- Fraternidade Universal - Dever para com os outros - Auto-diciplina - Respeito à natureza Procurando vencer: - O egoísmo - O pessimísmo - As questões raciais - As diferenças religiosas - E os problemas de classe.
 Ou como neste anterior:

1.     O sentimento de Honra da Bandeirante é sagrado e sua palavra merece toda a confiança.
2.     A Bandeirante é Leal e Sincera.
3.     A Bandeirante ajuda o próximo em todas as ocasiões.
4.     A Bandeirante estima a todos e é irmã para as outras Bandeirantes.
5.     A Bandeirante é cortês e delicada
6.     A Bandeirante vê Deus na criação, protege as plantas e os animais.
7.     A Bandeirante obedece as ordens.
8.     A Bandeirante enfrenta alegremente todas as dificuldades.
9.     A Bandeirante é econômica.
10. A Bandeirante é pura em pensamentos, palavras e ações.
11.  
Este era o Código anterior, que só "contemplava" o Movimento Feminino, Mas com o grande aumento do efetivo Misto, foram obrigados a modificar as leis, adaptando-as como no atual Código  (o primeiro).

O Lema Bandeirante

O Lema original do Movimento Bandeirante é: "Be Prepared" que era o lema na Inglaterra quando surgiu, em 1909.Aqui no Brasil, o nosso lema é "SEMPER PARATA",que é utilizado pelos bandeirantes.É do Latino e quer dizer: estar sempre preparado,sempre pronto para ajudar o próximo e cumprir as obrigações e o nosso Código!!!

O Lema dos Magos e das Fadas do ramo Ciranda é "O Mago Ajuda Sempre"ou "A Fada Ajuda Sempre".

O Lema dos Guias é "Servir!" e dos Guias Maiores é "SOLIRECRI!" que significa SOlidariedade, LIberdade, REsponsabilidade eCRIatividade.

Todos significam que a pessoa está sempre pronta a ajudar!



Programa Bandeirante

O Programa de atividades dos Grupos Bandeirantes engloba seis áreas de atuação: conhecimentos bandeirantes e desenvolvimento de habilidades,
cultura e atualidades, saúde e proteção ao meio ambiente, serviço comunitário, convivência e amizade e cidadania. Cada área possui atividades
dinâmicas e criativas desenvolvidas com a participação de todas as crianças e jovens do Grupo.

Fique por dentro do Movimento e conheça as seis áreas do nosso Programa:

BANDEIRANTISMO E HABILIDADES

Cujos objetivos proporcionam um conhecimento e vivência dos conteúdos e da prática do Bandeirantismo, assim como o desenvolvimento de
habilidades físicas motoras e de comunicação

CULTURA E ATUALIDADES

Proporciona o conhecimento, a experimentação e o desenvolvimento de atitudes e aptidões para a formação do senso crítico, estético e do
espírito criativo. Procura despertar o interesse por outras culturas e pelas manifestações culturais à sua volta, assim como ampliar conhecimentos
sobre a sociedade atual como forma de integração na comunidade.

PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE E SERVIÇO

Área que procura estimular a integração social e a assimilação de valores tais como solidariedade, responsabilidade, justiça, respeito aos
direitos dos demais através da prestação de serviços comunitários.

CONVIVÊNCIA E AMIZADE

Incentiva o convívio em harmonia nas relações interpessoais. Promove o respeito às diferenças. Amplia as relações de amizades e o
conhecimento de novos amigos.

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Crianças e jovens são estimulados a conhecer aspectos importantes para sua saúde, segurança e formação de hábitos saudáveis de vida.
Aprendem a conviver em harmonia com o meio ambiente: conhecendo-o, amando-o e preservando-o.

CIDADANIA

Proporciona a participação coletiva, levando os jovens a assumir responsabilidades e a conhecer seus direitos e deveres. O respeito a
outras pessoas, suas tradições, simbologias e o bem comum também são aspectos abordados nesta área.

Faixas Etárias:

6 a 8 anos - Ciranda
9 a 11 anos - B1
12 a 14 anos - B2
15 a 18 anos - Guia

Oração Bandeirante

Senhor,
Fazei-me generoso(a) e leal.
Quero estar Semper Parata
Para vos servir como vós mereceis,
Para dar sem restrição,
Para combater sem medo,
Para trabalhar sem busar descanso,
E para despender de toda a minha vida
Servindo a Deus e a emu próximo,
sem esperar outra recompensa
Senão a consciência e alegria de estar
Cumprindo o meu dever
E fazendo a vossa vontade.
Assim Seja.

Fonte:

Federação de Bandeirantes do Brasil - SP
R: Ministro Sinésio Rocha, 819 - Sumarezinho
Fone: (11) 3865-2703   Fax: (11) 3873-1190
E-mail: coordenacao@bandeirantesp.org.br
Site: http://www.bandeirantesp.org.br/fbb (São Paulo)
http://www.bandeirantes.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares