quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dinâmicas para pensar

Como ser amigo?
(A partir dos 14 anos.)
Baseado no texto abaixo, disponível na página Oficina de Sentimentos
"Três critérios são fundamentais para escolher um amigo. Primeiro, ficar alegre com a minha alegria. Pessoas invejosas, críticas e destrutivas não nos ajudarão na nossa sanidade e dignidade. Segundo, aceitar o meu “não”. Amigos controladores, que querem me submeter e não aceitam minha autonomia, vão atrapalhar meu equilíbrio emocional. Terceiro me ajudar a conviver com minhas fraquezas em vez de estar o tempo todo me criticando. Amigos que se arvoram em ser meus educadores, terapeutas e guias espirituais acabam minando minha auto-estima e dificultando minha aceitação como pessoa humana, o que é essencial para minha felicidade.” Antonio Roberto Soares
Atividade de dramtização
1. Entregue o texto acima impresso ou confeccione com ele um bonito cartaz, colocado à vista de todos.
2. Em seguida, divida a classe em duplas e entregue a cada dupla tiras de papéis com s indicação da cena que deverão preparar. Dê um tempo (5 a 10 minutos) para que as duplas combinem o que farão.
1a) Alegrar-se com a alegria do outro. 
1b) Criticar e destruir o outro.
2a) Aceitar o "não" do outro. 
2b) Insistir e querer controlar a vida do outro.
3a) Ajudar a conviver com as fraquezas. 
3b) Viver criticando o outro.
3. A cada bloco de duas encenações, troque impressões com os alunos.
4. Conversar sobre as situações encenadas, se elas fazem parte de nossas vidas. E, finalmente, sobre que tipo de amigos procuramos e que tipo de amigos nós somos.
5. Perguntar se há outras qualidades dos amigos que podemos lembrar e que não foram citadas no texto.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


"Caçada semântica"
Grupo de Filosofia Espírita para Crianças

(Aplicar com crianças alfabetizadas, jovens e adultos.)
Esta proposta nasceu nos nossos diálogos a respeito da possibilidade de filosofar a partir de textos, criando atividades estimulantes e interativas.
Uma companheira - a Luciana, de Araxá - enviou-nos esta idéia que ela nos trouxe de suas aulas de Língua Portuguesa. Dona Ellye, sua professora, chamava de "Levantamento do Campo Semântico" e a nós temos chamado de "caçada semântica".
Escolha um texto curto ou poema e experimente quando tiver oportunidade, quando quiser que um grupo aprofunde nas relações em torno de um tema... ! É empolgante e nos oferece uma visão mais completa e profunda dos significados.
Como aplicar:
Vamos usar como exemplo uma quadra do poeta cearense Patativa do Assaré (foto). Tema: Lei de Destruição.
1) Pedir para diversas pessoas lerem o texto de várias formas, com diferentes entonações.
"Eu sei que já estou no fim? 
Eu sei que a terra me come, 
mas fica vivo o meu nome, 
para os que gostam de mim".
A questão da entonação da leitura depende de cada um que lê, não é preciso grifar palavras, mas permitir que vários leiam pra ver como sai. Com o tempo as crianças se empolgam para tentar ler de "jeitos" diferentes.
2) Escolher com o grupo palavras que chamam a atenção. Ex.:
"Eu sei que já estou no fim? 
Eu sei que a terra me come, 
mas fica vivo o meu nome, 
para os que gostam de mim".
3) Pesquisar sinônimos das palavras escolhidas:
fim - acabamento, término, alvo, motivo, arremate. 
terra - o nosso planeta, solo, chão, poeira. 
come - ingere, engole, mastiga. 
vivo - esperto, vivente. 
nome - palavra que designa uma coisa, pessoa ou animal; qualificação, apelido. 
gostam - amar, ter simpatia. 
mim - forma oblíqua de "eu". 
4) Seguir escolhendo as mais importantes por etapas de eliminação, até chegar a uma só. Ex.: come
5) Lembrar tudo o que for possível em torno desta palavra. Ex.: alimento, nutrição, fome, energia, tritura, transforma, etc.
Quando chegamos a uma palavra e começamos a realmente levantar o Campo Semântico podemos ir escrevendo o que for surgindo em torno da palavra em destaque. Na prática, fica bem bonito e divertido. 
6) Criar algum texto ou produto artístico a partir destas idéias.
A criação final é feita em torno do texto, que já foi vasculhado, com o levantamento das palavras que geram idéias e relações. 
Importante: As turmas podem escolher outras palavras e chegar a outras idéias.
7) Iniciar um diálogo propondo questões como as seguintes:
As pessoas têm fim? Como? Quando? 
O que acontece com o corpo de quem morre? 
Vocês conhecem alguém que teve fim? Quem? 
Jesus teve fim? O que sabemos dele? 
Tem jeito de alguém ficar vivo depois que morre? Como? 
As pessoas podem deixar marcas na nossa vida que lembramos delas depois que elas morrem? 
O que podemos fazer para deixar marcas boas na vida? 


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Velha Sabida
(A partir dos 7 anos.)
MATERIAL: Superfície para escrever (lousa, flip chart ou quadro branco); lista de questões formuladas previamente.

COMO APLICAR:
1. Dividir a classe em duas equipes, sendo uma a equipe do xis e a outra a da bolinha. Defina uma pergunta para cada coordenada: Ex.: A-1, A-2, etc.
2. As equipes responderão às perguntas alternadamente (quem começa é definido por sorteio). A equipe escolhe o quadro desejado antes da pergunta ser feita. Ex.: B-2
3. Se acertar, o seu símbolo será colocado no quadro apontado. Se errar, será colocado o símbolo da equipe concorrente.
4. Vence a equipe que formar primeiro uma seqüência de 3 símbolos iguais (na horizontal, vertical ou diagonal).
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Loja Mágica
Jogo descrito por Moreno no livro "Psicodrama".
(Todas as idades, desde que adaptado)
OBJETIVO GERAL: Avaliar nossas necessidades íntimas e o investimento necessário para atingí-las.
Material: Figuras ou palavras afixadas num painel ou lousa, que serão as "mercadorias".
Como aplicar:
O coordenador representará no palco a "Loja Mágica", da qual será o vendedor. A loja está repleta de bens imateriais ou imaginários.
Os itens não estão à venda, mas podem ser trocados por outros valores imateriais que cada membro do grupo que se candidata a adquirí-lo deve buscar dentro de si.
Um após outro, os participantes "entram" na loja e "negociam" com o vendedor, até atingirem um valor considerado justo, quando então a troca é efetuada. 
Variações:
- Para crianças pequenas, esta loja foi feita com animaizinhos de estimação. Se a criança desejava o animal, precisava oferecer cuidados, carinho, etc.
- Para jovens, pode-se fazer um levantamento das profissões que desejam seguir. A troca é feita quando cada participante reconhece as qualidades íntimas necessárias para exercer aquela profissão e aceita oferecê-las em troca.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Para educadores: Reuniões de Avaliação
OBJETIVO: Avaliação do trabalho educacional realizado.
MATERIAL: Lousa ou quadro branco; folhas de anotação e lápis para todos.
COMO APLICAR:
- Não gosto de falar em pontos positivos e negativos, porque todo esforço tem algo de positivo, mesmo que não resulte naquilo que se espera. Então, costumo falar em "pontos fortes" e "pontos fracos".
- Um jeito gostoso de começar é fazer um resumo das atividades desenvolvidas no ano anterior, bem objetivo, para que as pessoas se situem no assunto. Aí, pede-se para as pessoas fecharem os olhos e perceberem como é que se sentem em relação ao que foi realizado.
- Pode-se pôr uma música suave, para favorecer a interiorização.
- Aí, pede-se que abram os olhos e escrevam um ponto forte (o que funcionou bem, deu bom resultado) e um ponto fraco (o que deixou a desejar) do trabalho do ano anterior. Peça que não enfoquem pessoas, mas fatos do grupo como um todo. (Nada de "A Fulana podia ter chegado mais vezes no horário", mas "Nem sempre conseguimos ter a pontualidade necessária.")
- Divida a lousa ou quadro ao meio, escrevendo PONTOS FORTES, de um lado e PONTOS FRACOS do outro. Cada pessoa vai lá escrever aqueles que observou.
- Depois, inicia-se um diálogo entre o grupo: Este quadro reflete bem a nossa realidade? Como nos fortalecer onde estamos fracos? Como fazer para manter e aperfeiçoar nossos pontos fortes?


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares