sábado, 9 de julho de 2011

Capital do Fórum do Futuro V

Cidade de São Paulo, capital do próximo Fórum do Futuro, é uma das capitais do mundo, onde tudo acontece, tudo se mistura, tudo tem valor e tudo é saturado de muitas histórias, recheado de todas as culturas.

O Movimento Bandeirante chegou aqui (oficialmente) em 1941, há 70 anos atrás, e desde então vem acompanhando as transformações que essa pequena cidade veio sofrendo desde então. Já que nesta década haviam apenas cerca de 1.300.000 habitantes, um núcleo bandeirante somente já era pouco então em 1942 já se estabelecia uma Sede Estadual da Federação de Bandeirantes do Brasil – Região São Paulo.

Da década de 40 para cá pouca coisa mudou, pois somente temos hoje cerca de 11.000.000 de habitantes, de tão vasta e diversa origem, cultura, formação, que ser considerado um legítimo paulistano hoje é quase uma loteria premiada, pois a mistura que se encontra nessa cidade é tão imensurável, que num simples ser humano podemos detectar dezenas de traços étnicos diferentes.

A cultura paulistana é um tanto indefinida, pois ninguém afirma com certeza o que é legitimamente paulistanos, mas vamos aqui arriscar.

Paulistano que é pauslitano precisa incorpora no seu cotidiano alguns hábitos e costumes típicos:

- Seguir o cardápio oficial do paulistano, ou pelo menos almoçar feijoada nas quartas-feiras peixe na sextas-feiras e jantar pizza no final de semana.
- Enfrentar um trânsito de pelo menos 1 hora todos os dias, sem se estressar.
- Enfrentar fila e lugar cheio em qualquer lugar que for, e achar que é normal.
- Frequentar as praias de paulistano, para ver e ser visto – Avenida Paulista, Rua Augusta, Feira da Liberdade, Praça da Benedito Calixto – pensava que era o shopping, mas isso são as praias populares, não as praias mais badaladas.
- E tem em sua linguagem, uma configuração dos plurais italianos, com os papos de manos e minas, com uma redução e abreviatura das palavras, vinda dos "po, pô, o pó" caipiras.

Mas vamos a dica de passeio para esses dias que cercam o Fórum do Futuro:

Catedral da Sé, Mosteiro de São Bento, Largo São Francisco, Vale do Anhagabaú, Viaduto do Chá, Viaduto Santa Efigênia, Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Largo do Café, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Galeria do Rock, Teatro Municipal, Edifício dos Correios, Rua 25 de março, Mercado Municipal, Galeria Pagé, Ladeira Porto Geral, Praça da República, Galeria Olido, Biblioteca Mário de Andrade, Viaduto “Minhocão” Costa e Silva, Praça Santos Dumont, Praça da Liberdade, Praça João Mendes, Praça da Sé, Terminal Parque Dom Pedro, Palácio das Indústrias “Estação Ciência”, Casa das Retortas, Zona Cerealista, Museu da Congás, Parque Dom Pedro, Feira da Madrugada, Rua da Noivas, Pinacoteca do Estado, Parque da Luz, Museu da Lingua Portuguesa, Estação da Luz, Estação Julio Prestes, Museu do D.O.P.S., Zona Cerealista, Ruas do Bairro da Liberdade, Centro Cultura São Paulo, Avenida Paulista, MASP, FIESP, MuBE, Shopping Iguatemi, Museu da Casa Brasileira, Rua Augusta, Rua Oscar Freire, Rua Frei Caneca, Cantinas no Bairro do Bexiga, FBB-SP, Estádio do Pacaembu, Museu do Futebol, Ateliês da Vila Madalena, Cidade Universitária da USP, Sesc Pompéia, Parque da Água Branca, Estação Lapa, Museu do Imigrante, Sesc Itaquera, Parque do Carmo, Sesc Belenzinho, Ruas de Comércio de Confecção do Brás, Zona Cerealista, Museu da Congás, Casa das Retortas, USP Leste, Zoológico, Núcleo Piratininga, Museu do Ipiranga, Sesc Ipiranga, Museu de Zoologia, Aquário, Simba Safari, Parque Vila Lobos, Parque do Ibirapuera, Sesc Interlagos, Estações de Metrô, Feira da Benedicto Calixto, Feira da Praça da República, Feira da Madrugada, Café Girondino, Edifício Banespa, Edifício Itália, Jóquei Clube, Autódromo, .......

Pouca coisa a visitar nesta pequena cidade, talvez um mês seja suficiente.

Claro o objetivo do Fórum do Futuro e dar voz ao jovem e estabelecer laços de amizades, então acredite nossa diversidade cultura tem lugar para você que está vindo de longe, ou de perto, se sentir em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares