quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dinâmicas

DINÂMICA: A REDE
Objetivo:
Integrar o grupo de adolescentes entre si e em relação ao treinamento.
Refletir sobre informação, integração e comunicação.
O que você irá precisar:
Sala ampla, rolo de cordão ou barbante.
Tempo: 30 minutos.
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo fique em pé e se disponha em cír-culo.
2 - O facilitador pede que cada participante se apresente, dizendo seu nome e um sentimento.
3 - Em seguida, prende o cordão em um dedo e joga o rolo para outro participante.
4 - Ao faltar cordão para alguns componentes do grupo, pede-se suges-tão de inclusão dos mesmos.
Pontos para discussão:
a) Qual a importância da rede?
b) O que a forma da rede simboliza para o grupo?
Resultados esperados:
Ter proporcionado a reflexão sobre comunicação, a importância da rede, responsabilidade em relação ao outro.
DINÂMICA: JOGO DO TOQUE
Objetivo:
Permitir maior interação e contato entre os adolescentes para descontração.
O que você precisa:
Sala ampla, aparelho de som, fita cassete.
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo fique no centro da sala, à vontade.
2 - Os participantes circulam, dançam, respondendo ao código do faci-litador, como: pé com pé, braço com braço, etc.
Pontos para discussão:
a) Sensações captadas pelo contato com o outro.
b) Pessoas que sentem dificuldade de proximidade com os outros.
c) Houve sentimentos agradáveis durante o contato com diversos parti-cipantes?
Resultados esperados:
Proporcionar o contato entre os adolescentes, de forma agradável e sem preconceito.
DINÂMICA: MENSAGEM NAS COSTAS
Objetivo:
Promover a descontração do grupo.
O que você irá precisar:
Sala ampla, aparelho de som, fita cassete, cartões tipo visita com mensagens.
Tempo: 10 minutos.
O que você faz:
1 - O facilitador pede que o grupo se coloque em círculo, no centro da sala.
2 - O facilitador coloca nas costas de cada participante o papel mensagem.
3 - Ao sinal de começar, todos os participantes circulam pela sala lendo as mensagens e executando-as.
Pontos para discussão:
a) Como entendemos o que é expressado pelos outros?
b) Que sentimentos surgem quando desconhecemos as mensagens que carregamos?
Resultados esperados:
Os participantes se percebem entre si, iniciando os vínculos no grupo.
DINÂMICA: TEMPESTADE
Objetivo:
Promover a descontração dos participantes do grupo.
O que você irá precisar:
Sala ampla, fichas e palavras chaves.
Tempo: 10 minutos.
O que você faz:
1 - O facilitador pede que todos os participantes estejam sentados em círculo (não deverá sobrar cadeiras vazias).
2 - O facilitador explica o jogo:
·                  vamos fazer uma viagem no mar;
·                  quando no decorrer da viagem ocorrer onda para a direita, pula-se uma cadeira para a direita - quando ocorrer uma onda para a esquerda, pula-se uma cadeira para a esquerda;
·                  ao final da tempestade, todos trocam de lugar. Neste momento, o facilitador toma o lugar de um participante. Este deverá pegar na mão do facilitador a ficha e falar sobre ela;
·                  em seguida, toma o seu lugar e continua o jogo.
DINÂMICA: BALÃO NO PÉ
Objetivo:
Promover a descontração do grupo.
O que você irá precisar:
Sala ampla, 1 balão para cada participante, pedaços de cordão. Aparelho de som e música alegre.
Tempo: 10 minutos.
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo fique no centro do sala, em pé.
2 - Distribui-se um balão e um pedaço de cordão para cada participante.
3 - Cada participante infla o balão, amarra e prende no tornozelo direito.
4 - Inicia-se uma música e todos dançam.
5 - Ao código do facilitador ou a uma pausa da música, podem estourar os balões dos outros.
6 - O jogo termina ao final da música.
Pontos para discussão:
a) Quantos balões sobraram?
b) Como cada um se defendeu para proteger o seu balão?
Resultados esperados:
Ter proporcionado o aquecimento e descontração para a próximas atividades.
DINÂMICA: DANÇANDO COM BALÕES
Objetivo:
Permitir que os jovens participantes tenham momento de descontração.
O que você irá precisar:
Sala ampla, balões, aparelho de som, música moderna.
O que você faz:
1 - Distribuir um balão para cada dupla. Estes devem ser inflados.
2 - O facilitador solicita que os participantes prestem atenção nos códi-gos:
·                  balão entre as costas da dupla;
·                  troca de dupla;
·                  balão entre a dupla (na frente);
·                  troca de dupla, sem colocar a mão no balão e sem deixar cair (troca de dupla sem perder o balão).
DINÂMICA: MUDANÇA DE CÓDIGO
Objetivo:
Descontrair, iniciar o trabalho livre de tensões, estimular a atenção.
O que você irá precisar:
Sala ampla, música alegre de fundo (forró).
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo preste muita atenção aos códigos dados:
·                  andar em fila pela sala;
·                  para frente, para trás;
·                  formar um círculo em movimento;
·                  formar um círculo de garotas em movimento;
·                  formar fila por altura;
·                  fila com um garoto e uma garota alternadamente, etc.
DINÂMICA: JOGO DO JORNAL
Objetivo:
Descontrair/refletir sobre a divisão de espaços.
O que você irá precisar:
Sala ampla, jornais, música alegre/agitada.
O que você faz:
1 - O facilitador distribui para cada dupla de adolescentes uma folha de jornal.
2 - Explica o código do jogo:
·                  cada dupla se coloca sobre a folha de jornal;
·                  ao ritmo da música, dançam sem sair da folha de jornal, ao sinal do facilitador, devem trocar de jornal, sem perder o parceiro e continuar dançando.
3 - O facilitador vai dificultando a dinâmica, dobrando os jornais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares