O Bandeirantismo na Diversidade surgiu da vontade da Federação de Bandeirantes do Brasil – Bahia de levar às crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva a missão do Movimento Bandeirante. Para isso, junto ao Centro Integrado de Educação e Lazer, em Salvador, foi desenvolvido um trabalho que começou com a organização, nos dias 27 e 28 de novembro de 2005, de um acantonamento para os estudantes. Nesta atividade as crianças e adolescentes do CIEL puderam conhecer um pouco o que é o Bandeirantismo. A iniciativa também deu início a grupos bandeirantes na escola. Foi realizada a primeira reunião em julho deste ano, com a participação de 28 adolescentes e jovens.
O Acantonamento do CIEL aconteceu no Hotel Fazenda Umbaubeira, na cidade de São Gonçalo dos Campos, Bahia. Nesta atividade, 28 alunos, da 3ª a 8ª série do ensino fundamental, com e sem deficiência auditiva, tiveram a oportunidade de participar de uma das propostas mais divertidas do Movimento Bandeirante. No acantonamento, as crianças e adolescentes puderam fazer atividades ao ar livre e participar da programação própria do Bandeirantismo: atividades em equipe, caminhadas, cerimoniais, jogos. A comunicação entre os participantes foi auxiliada por uma professora de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais.
O acantonamento é uma atividade bandeirante que convida os participantes a se hospedarem em cabanas, chalés, casas, simples e próximas à natureza, por dois ou mais dias. Há um cronograma de atividades propostas às crianças, adolescentes e jovens, sempre orientados pela metodologia do MB.
Os estudantes gostaram muito das atividades do acantonamento, por isso a idéia de implantar um Núcleo Bandeirante no Centro Integrado de Educação e Lazer. No dia 19 de julho foi realizada a primeira reunião bandeirante com os alunos da escola CIEL. Foram formados um clã de guias e grupos de Bandeirante 1 (B1) e Bandeirante 2 (B2).
A intenção do projeto Bandeirantismo na Diversidade é levar à todas as crianças, adolescentes e jovens a metodologia de educação não-formal do Bandeirantismo. A Metodologia Bandeirante permite a todas as pessoas, não importa quais diferenças ou dificuldades tenham, de participar ativamente do seu processo de aprendizado, e de se tornar responsáveis cidadãos no mundo.