sábado, 7 de maio de 2011

ATIVIDADE

ATIVIDADE
Além das reuniões e dos projetos sociais, o Movimento Bandeirante têm uma programação variada para as crianças, adolescentes e jovens. Há atividades externas, como acampamentos, acantonamentos e bivaques, jogos, gincanas, e os cerimoniais bandeirantes, que são momentos que trazem o simbolismo e a mística do Bandeirantismo de uma forma especial.
Hora de arrumar a mochila e partir para a aventura: acampamento bandeirante à vista!
O acampamento é a atividade mais conhecida do Movimento Bandeirante. No acampamento, os bandeirantes têm a oportunidade de viver uma vida simples, aventurar-se, conviver com pessoas diferentes, expressar a criatividade. O bandeirante é convidado à vida ao ar livre e à convivência em equipe. Um acampamento bandeirante é alegre, divertido, com um cronograma de atividades diversificado e educativo.
O aconchego do acantonamento, o desafio do bivaque, o encantamento de uma noite sob estrelas...
Além do acampamento, os bandeirantes podem participar de acantonamentos, bivaques, pernoites. O acantonamento é uma atividade que os Bandeirantes de todas as idades participam. Eles se hospedam em casas, cabanas, chalés, lugares simples e próximos à natureza, e participam de atividades variadas. Já o bivaque é um momento de desafio, de aventura. Nessa atividade, os bandeirantes praticam as armações de campo, buscam alimentos na natureza, montam fogueiras, constroem pontes, criam abrigos naturais, abrem trilhas... Participam do bivaque crianças e adolescentes a partir do Ramo Bandeirante 1 (B1), e, a cada idade, os desafios vão aumentando.
Quem gosta de decifrar enigmas está convidado a participar dos
jogos bandeirantes!
Jogos, gincanas bandeirantes, trilhas, caminhadas. Estas são algumas das atividades que, além de divertidas, têm a intenção de educar, levar ao bandeirante, através da brincadeira e da alegria, conhecimento e informação. Nos jogos bandeirantes, por exemplo, as crianças, adolescentes e jovens trabalham os sinais de pista, Código Morse, observação, estratégia, além de reforçarem o espírito de equipe. Já as caminhadas, além de exercitarem, são importantes na educação ambiental.
Porque a vida precisa ser sempre celebrada!
“Os Cerimoniais são momentos mágicos! É impossível não se apaixonar pela beleza do Fogo de Conselho, pelos Cerimoniais ao nascer do sol, pelo silêncio gostoso das noites de vigília, pelos momentos de música, teatro e reflexão...

Os Cerimoniais Bandeirantes nos ensinam o valor dos símbolos, das tradições, dos rituais, da fraternidade bandeirante, da criatividade, mas, sobretudo, ensinam o valor da vida.”

O Cerimonial é uma atividade de celebração, reflexão e de união. É o momento oportuno para confraternizar e reafirmar o espírito bandeirante e sua mística. O Fogo de Conselho é um dos cerimoniais mais conhecidos do Movimento Bandeirante. Nele os bandeirantes, reunidos em volta de uma fogueira, criam e apresentam esquetes teatrais, expressões corporais, música, bravos, reflexões, poesia, tudo a partir de um tema central.

Há também os cerimoniais que marcam a vida bandeirante, como a Promessa, o Encantamento das Fadas e Magos, a Passagem de Ramo...
“Cerimonial é o momento de estar junto, de se ver, se olhar, sentir a família bandeirante. O círculo é onde todo mundo é igual e a ferradura está sempre aberta, pois há lugar para bandeirantes em nossas fileiras. E o Fogo de Conselho? Mais bandeirante impossível! Fogueira, canções, braços dados e uma união que é invisível e ao mesmo tempo tão presente...”
Todas as atividades são orientadas por coordenadores bandeirantes, e fazem parte da metodologia de educação não-formal criado por Robert Baden-Powell. As crianças, adolescentes e jovens são convidados a participar da programação do Movimento Bandeirante, e sempre seus limites e dificuldades são respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares