sexta-feira, 20 de maio de 2011

Semana Mundial do Brincar 2011

O Movimento Bandeirante e O Núcleo Piratininga

A partir da parceria formada com a Aliança pela Infância desde 2010, muitas vezes promovendo palestras e encontros em nossa Sede do Escritório Regional de São Paulo .

Em 2011 participa e promove em nossos núcleos bandeirantes a participação dessa ação da Semana Mundial do Brincar, com brincadeiras simples para se brincar na rua, no parque, na praça, numa quadra, num campo, no quintal, no jardim, no pátio da escola, ou onde a criatividade de cada criança que habita em nós puder imaginar.

Segue algumas brincadeiras que você pode começar para chamar os amigos do prédio, da rua, da escola, da vila, da pracinha, da comunidade, da igreja, ou seja, chama todo mundo essa semana para brincar e ser criança agora e novamente.

Mas se você tiver a oportunidade e curiosidade pode se juntar aos bandeirantes de seu bairro ou sua cidade, para além de brincar muito e se divertir, você também fará novas amizades e aprenderá essa brincadeira que há 90 anos diverte muitas crianças e adultos que é fazer parte do Movimento Bandeirante.

Você já ouviu falar de brincadeiras como: Prefeito, Fufarinha, Volençol, F.A.B., Pres-Pres, Buldog 1.2.3., Isac e Jacó, Jogo do Caos, Carta Prego, Taco, Cama de Gato, Uga, e tantas outras que os bandeirantes de todo Brasil costumam inventar, adaptar, recriar ou achar no fundo do baú.



CORDA 
MATERIAL Corda com aproximadamente 4 metros de comprimento.
COMO BRINCAR
Aumenta-aumenta: duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próxima ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura.

Chicotinho queimado: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda.

Zerinho: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros participantes é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade ideais.

Pular corda:  “Um homem bateu à minha porta / E eu abri / Senhoras e senhores / Dá uma voltinha (e a criança, dentro da corda, dá uma volta)/ Senhoras e senhores / Pule num pé só (e a criança, dentro da corda, pula com um pé só) / Senhoras e senhores / Põe a mão no chão (e a criança, dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua” (e a criança tem de “sair” da corda).

ELÁSTICO 
MATERIAL Um elástico de 4 metros com as pontas unidas. 
COMO BRINCAR Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança que fica no centro do elástico tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro etc. Se conseguir, ela passa para a próxima fase: executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo passa para a canela, depois para o joelho até chegar à coxa. Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.

PASSA-ANEL MATERIAL Um anel ou outro objeto pequeno. 
COMO BRINCAR Uma criança fica com o anel. As outras se sentam em um banco, uma ao lado da outra, com os braços apoiados no colo e com a palma das mãos unidas. A “dona” do anel passa suas mãos unidas entre as de seus companheiros escolhendo um deles para receber o anel. Ela repete esse movimento algumas vezes – pode até fingir que colocou nas mãos de alguém. Quando resolve parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos participantes: “Com quem está o anel?” Se o escolhido acertar a resposta, tem direito de passar o anel. Se não, a brincadeira recomeça com o mesmo passador.

ADOLETA
Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da brincadeira.
A-do-le-tá
Le-pe-ti
Pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-tá

PASSA, PASSA TRÊS VEZES COMO BRINCAR Em segredo, duas crianças definem um tema – frutas, por exemplo. Depois, escolhem qual fruta cada uma irá representar. Uma pode ser a uva e a outra a pêra. Elas dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás do outro, cantando: “Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos / Que não pode sustentar”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. Sem que os outros escutem, o que foi preso responde à pergunta: “Pêra ou uva?” Depois, ele sai da fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrás de si. 
LEMBRETE As crianças podem escolher, além de frutas, temas como brinquedos, cidades, cores e flores.

VIVO ou MORTO
Crianças lado a lado. A ordem do coordenador para VIVO: ficam em pé/ MORTO: agacham. Repetidas vezes e aleatoriamente, aumentando a velocidade. Errou fica de lado. Vence quem chegar ao final sem errar.
Pode se fazer levantando e abaixando os braços, de olhos fechados, etc

QUE MÊS?
Em segredo, duas crianças definem um mês. Depois perguntam as demais crianças, 1 por vez: “Que mês é esse?” Quem acertar o mês responde a outra pergunta: “o que você quer do mundo?” Pode escolher o que quiser, ex fruta, brincadeira, música, etc. De acordo com o que escolheu, as 2 primeiras crianças pensam em segredo 2 opções que a representem. Aquela que disse o que quer do mundo escolhe entre as opções e será a próxima a fazer dupla para pensar no próximo mês. Ex: Fruta / Maçã ou Morango / se escolher Morango forma dupla com quem representa essa fruta. A Outra criança se junta as demais para tentar adivinhar o mês.

GUDE
Primeiro, façam um círculo no chão com aproximadamente trinta centímetros de diâmetro. A partir dele dê um passo e risque uma linha. A seguir, dividam as bolinhas de gude entre os jogadores. Todos devem receber a mesma quantidade. 
Sorteie quem será o primeiro jogador. Com a mão sobre a linha marcada, ele deve jogar uma de suas bolinhas tentando deixá-la bem perto do círculo, mas sem que ela pare dentro dele. Esta rodada acaba quando todos jogarem uma bolinha.
Nas rodadas seguintes cada jogador poderá tentar jogar suas bolinhas o mais próximo possível do círculo ou empurrar as bolinhas dos adversários para longe dele.
O jogo termina quando todas as bolinhas forem arremessadas e o ganhador é aquele que tiver deixado a sua mais perto do círculo.
OBS: Para jogar a bolinha, vocês devem segurá-la com o dedo indicador e impulsioná-la por baixo com o polegar, conforme a figura ao lado.

BAMBOLÊ

CINCO-MARIAS* (ou jogo das pedrinhas)
MATERIAL Cinco pedrinhas para cada criança ou dupla
COMO BRINCAR Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os cinco saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase, ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida, joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para outra. O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos.
Na segunda fase, os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase.
Na 3ª fase , é preciso lançar um saquinho e pegar três. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.
Na quarta fase, a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.
A última fase determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos.
MÃE-DA-RUA 
MATERIAL Giz. 
COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a “mãe da rua”. As demais devem atravessar a “rua” pulando em uma perna. Nesse momento, a “mãe da rua”, que corre com as duas pernas, deve pegá-la. Se ela conseguir, essa criança passa a ajudá-la a capturar os outros que tentam passar de um lado para o outro. Vence quem ficar por último sem ser pego. 
BARRA-MANTEIGA 
COMO BRINCAR Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros (ou 15 passos) uma da outra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmo número de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupo escolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braços estendidos e com a palma da mão virada para cima, e recita: “Barra-manteiga / Na fuça da nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três.” Ele bate na palma da mão de um dos colegas e foge para o seu território. O adversário tem de correr atrás dele e tentar pegá-lo. Se isso acontecer, o desafiante é incorporado à equipe adversária. Caso contrário, é a vez do desafiado fazer o mesmo com alguém do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso aconteça, ele é capturado. Vence o time que ficar com mais gente. 
LEMBRETE Se o número de crianças for ímpar, participe você também da atividade.




  • Semana Mundial do Brincar 2011
  • Núcleo São Paulo - SP
  • Evento nacional
  • Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A - Parque Ibirapuera
  • De: 23/05/2011 à 27/05/2011

  • Horário:das 09h as 17h
  • Faça parte dessa brincadeira!
Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar, comemorado em mais de 30 países.

Participe! Traga a família, amigos, vizinhos e faça parte dessa brincadeira!!

Programação nacional neste site!

Clique abaixo para consultar a programação da UMAPAZ!
Inscrições abertas das 13h às 17h, pelo telefone 11 5572-1004 ou pelo endereço eletrônico semanadobrincar@prefeitura.sp.gov.br

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