sábado, 7 de maio de 2011

Bandeirantismo


Nome
Movimento Bandeirante
País
147 países
Sede
Londres, Inglaterra
Data de Fundação
1909
Local de Fundação
Inglaterra
Fundador
Baden-Powell
Membros
10 milhões

"O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (...) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância." (Baden Powell)
Bandeirantismo ou Guidismo, é um movimento educacional que tem como missão de ajudar crianças e jovens a alcançarem o ápice do seu pontencial como responsáveis cidadãos do mundo, uma organização apolítica, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade.

Promessa

O ato de se comprometer com a promessa, é um incentivo ao auto-desenvolvimento, fazendo com que o jovem e o adulto voluntário se torne cada vez mais integro.
Promessa Bandeirante: Prometo, sob a minha palavra de honra,
Que farei o melhor possível para:
Ser leal a Deus e à minha Pátria,
Ajudar o próximo em todas as ocasiões e
Obedecer ao Código Bandeirante.
E para os pequenos, há a Promessa da Fada e do Mago, uma promessa especial para o ramo Ciranda: Promessa da Fada e do Mago: Prometo esforça-me sempre para: 1. Ser amigo(a) de Deus e da minha Pátria, obedecendoàs leis da Fada e do Mago 2. Fazer todos os dias uma Boa Ação a alguém.

Código

O Código é o guia de conduta, nele contém os valores institucionais. Os códigos retêm os princípios morais, a postura em relação à sociedade e consigo mesmo.
Ser Bandeirante
  1. É merecer confiança
  2. É ser leal e respeitar a verdade
  3. É servir ao próximo em todas as ocasiões
  4. É valorizar a estima e a amizade
  5. É ser amável e cortês
  6. É ver Deus na Criação e preservar a natureza
  7. É saber obedecer
  8. É enfrentar alegremente todas as dificuldades
  9. É usar os recursos com sabedoria
  10. É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.

Historia

Por ocasião de um acampamento dos escoteiros, em 1909, no Palácio de Cristal em Londres, um grupo de meninas, irmãs de escoteiros, compareceram uniformizadas a concentração e pediram que se organizasse um movimento igual para elas. Baden-Powell confiou essa tarefa a sua irmã, juntamente com o seu apoio. Agnes (irmã de Baden-Powell), dedicou-se ao trabalho e escreveu um livro que ensinava como as moças podiam ajudar na construção do Império. O nome escolhido para o movimento feminino foi Girl Guides (meninas guias). O movimento não era bem visto na época, razão pela qual Baden-Powell  fez questão de dar um nome que não se confundisse com a organização dos rapazes.
A partir de 1910, a idéia do "escotismo feminino" espalhou-se rapidamente pela Europa. Em 1912, foi lançado, "Como as moças podem ajudar a constituir o Império", escrito por Agnes Baden Powell, quando terminou a primeira guerra mundial, o escotismo feminino expandiu-se por todo o mundo. Os seis primeiros países a participar do movimento foram: Dinamarca,Holanda, Polônia, Finlândia, África do Sul e Canadá. Agnes presidiu a associação das Girl Guides até 1920.
Em 1922, já eram 27 os países que haviam organizado o movimento feminino. A 21 de fevereiro de 1919, foi formado em Londres, o primeiro conselho internacional; reunindo pessoas, amigas de Lady Olave Baden-Powell (que agora já estava ligada ao movimento) que tinha ligações em vários países. Em 1924, o primeiro acampamento mundial foi realizado em Foxlease, Inglaterra. Simultaneamente com a 3ª conferência internacional.
Os princípios fundamentais da Associação Mundial permanecem os mesmos até hoje, e se baseiam na promessa e nas leis propostas por Baden Powell: lealdade, Deus, Pátria, ajudar o próximo e respeitar as leis bandeirantes. As leis são sugestões de atitudes como: ser verdadeiro, respeitar o próximo e a natureza, ter autodisciplina, entre outros. Para ser membro da Associação Mundial, a organização nacional deve aceitar os princípios fundamentais, além de respeitar a adesão livre, não fazer distinção de raça e credo, e não ser político-partidário.
O movimento mundial tem como símbolo um logotipo, numa bandeira e um distintivo formado por um trevo dourado de 3 folhas em campo azul. A organização possui 4 centros para atividades internacionais. Quando Baden Powell e Olave, casaram-se, ela assumiu o movimento e recebeu o título de chefe fundadora.
A 30 de maio de 1919 foi realizada a primeira reunião para divulgar a carta de Lady Baden-Powell. A reunião foi realizada na residência da Srª Adele Lynch e contou com a presença de vários membros da sociedade carioca, entre estas Srª Eugenio de Barros, May Mackenzie, Clara santos, Jerônyma Mesquita. Esta última recebeu a responsabilidade de preparar moças e líderes para desenvolver o Bandeirantismo no Brasil.
D. Jerônyma Mesquita era mulher de grande presença na sociedade pelos seus trabalhos como enfermeira na Primeira Guerra Mundial e por acreditar que a mulher deveria ter um papel mais atuante na sociedade.
Com a liderança de D. Jerônyma Mesquita foi iniciada a preparação das 11 primeiras "chefes" das Girl Guides, que fizeram a promessa no dia 13 de agosto, na residência de Lady Mackenzie, na Av. Atlântica, RJ.
Em 1920, como o movimento iniciava o seu processo de expansão, buscou-se uma denominação em português, e Jonathas Serrano, professor, sugeriu o nome de Bandeirantes, por lembrar os desbravadores das terras brasileiras.
A partir desta data o Movimento Bandeirante foi se organizando e se estendendo por todo o país.
Em 1953, foi reconhecida como órgão regulamentador do Escotismo Feminino no Brasil e decretada como de utilidade pública.
No início da década de 80 perdeu a exclusividade da condução do guidismo brasileiro em virtude da implementação do programa de co-educação mista elaborado pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares